contato@ranashaw.com
Rua João Paulo I, 352 - Paulista - PE - BR
Logo Ranashaw

Ranashaw - Há mais de 25 anos vendendo saúde

Muda de Coqueiro

Muda de Coqueiro

Muda de Coqueiro Grátis

Plante uma árvore e ajude a melhorar o clima do planeta.

Desde o início do século XX, as  florestas do mundo perderam cerca de 20%  da sua cobertura, cerca de 7,3 milhões de hectares

Muda de Coqueiro Grátis
Coqueiro Anão
Solicite Grátis

O coco anão é uma variedade de variedades de coqueiro. O uso da palavra “anão” aqui não se refere ao tamanho da árvore, pois ela pode atingir alturas de 15 a 30 metros, o que certamente não é um anão. Em vez disso, a designação de anão refere-se ao tamanho em que começará a produzir o coco cobiçado ou colhido.

O coqueiro ainda não é a principal variedade para uso comercial no Brasil, que ocupa atualmente a quarta posição na produção mundial.  No entanto, os genótipos utilizados no país ainda apresentam limitações e há necessidade de variabilidade genética.

Coqueiro Anão

 Este trabalho teve por objetivo estimar a variabilidade genética em acessos de coqueiro-anão conservados no Banco de Germoplasma existente no Brasil, em diferentes épocas de colheita, utilizando descritores agronômicos de planta e frutos. Os acessos anão-verde-do-Brasil-de-Jiqui; anão-vermelho-de-Camarões; anão-vermelho-da-Malásia; anão-vermelho-de-Gramame; anão-amarelo-de-Gramame e anão-amarelo-da-Malásia foram avaliados por meio de 30 descritores. Análise de variância foi realizada e a diversidade genética foi quantificada utilizando a distância generalizada de Mahalanobis e expressa por meio de agrupamentos UPGMA, otimização de Tocher e variáveis canônicas. A análise de máxima verossimilhança foi utilizada para estimar os componentes de variância com os dados de cada planta em uma amostra de 11 descritores de maior importância para o melhoramento genético do coqueiro. Foi encontrada divergência fenotípica entre os acessos usando os agrupamentos UPGMA, Tocher e a dispersão gráfica obtida com variáveis canônicas. O emprego da análise de máxima verossimilhança confirma a existência de variabilidade genética nos acessos para os descritores diâmetro polar e equatorial do fruto, diâmetro polar da noz, peso total do fruto e espessura de epicarpo que apresentaram herdabilidade variando de 0,17 a 0,39. Há possibilidade de ganhos genéticos com a seleção desses caracteres para uso dos acessos em programas de melhoramento genético.

Fonte: Scielo.br