Anatomia das Serpentes | Como Criar Cobras em Casa
O veneno
O veneno é levado da glândula para a presa por um duto que flui através de uma glândula acessória.
Anatomia das Serpentes Venenosas
A anatomia das cobras venenosas é amplamente variada, mas alguns aspectos são universais. Todas as serpentes têm sistemas similares de aparelhos de fornecimento de veneno compostos de glândulas de veneno, um ducto com uma glândula acessória e presa para a entrega de veneno.
As glândulas de veneno são onde o veneno é produzido e consistem em três tipos principais de células: células basais, células ricas em mitocôndrias cônicas e células secretoras, que produzem o veneno. A produção de veneno parece ser regulada pela própria glândula e é independente do controle neural. A glândula contém algumas células sensíveis à pressão e que a pressão do fluido dentro da glândula era o principal determinante na taxa de produção de veneno. Nem todos os componentes do veneno são produzidos na mesma proporção.
O veneno é levado da glândula para a presa por um duto que flui através de uma glândula acessória. A glândula acessória serve para evitar o fluxo desnecessário das secreções. Esta glândula não possui músculo liso e é estritamente regulada pelo músculo estriado. As implicações são que a glândula acessória está sob controle voluntário e que as cobras podem controlar a quantidade de veneno que é liberada durante uma mordida. As secreções da glândula acessória são geralmente não tóxicas e mucosas, mas muitas vezes essas secreções se misturam com o veneno e atuam como um complexo ativador, o que aumenta a potência do veneno.
As presas são em forma de cone, afiladas e geralmente são curvas. Além disso, são tubos de fornecimento de veneno essencialmente ocos. Eles podem ser substituídos se perdidos ou danificados e algumas espécies ainda têm presas de reserva que permanecem em um estado imaturo suspenso até serem estimuladas a se desenvolver. A presa é o local do envenenamento. Algumas cobras têm a capacidade de cuspir veneno. Tenha em mente que existem muitas diferenças anatômicas entre os diferentes tipos de cobras venenosas. Crotalídeos têm buracos, cobras marinhas têm caudas achatadas, algumas cobras têm sulcos ósseos sobre os olhos, etc. Há até mesmo diferenças nos tipos de sistemas de entrega de veneno.
Acasalamento
Acasalamento
Reprodução
Reprodução